Abertas as inscrições para o II Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo abriu as inscrições para o II Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência.
Para concorrerem à premiação, as empresas deverão se inscrever no site até 31 de julho de 2015 e responder os questionários até 31 de agosto de 2015. A cerimônia de premiação será realizada em 10 de dezembro de 2015.
A escolha dos premiados será feita por uma comissão Julgadora indicada pela Secretaria. Essa comissão será integrada por personalidades e/ou profissionais de importante e renomada atuação na área da inclusão profissional e da defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
O Prêmio tem como objetivo identificar e premiar as melhores empresas para atuação de trabalhadores com deficiência, pelo mapeamento de boas práticas de inclusão desses profissionais no mercado de trabalho formal, a fim de aprimorar a qualidade da inclusão, reconhecendo e valorizando as estratégias que as empresas têm utilizado para incluir de maneira ética e responsável profissionais com deficiência em seu quadro de funcionários.
Serão avaliados cinco aspectos do ambiente das empresas: promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência; igualdade de oportunidades; grau de sustentabilidade dos projetos; disponibilidade de recursos, materiais e psicológicos, que viabilizem ao trabalhador com deficiência condição plena para desempenho de suas funções, visando sua inclusão social; autonomia e independência no ambiente de trabalho; respeito à legislação e potencial de reaplicação e multiplicação das iniciativas.
Em 2014, O I Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência contou com 56 empresas inscritas, das quais foram elencadas 10 finalistas e três vencedoras, além de cinco Boas Práticas que se destacaram por sua inovação, sensibilidade e engajamento. Os finalistas de 2014 foram: Citibank Brasil, Deloitte, Ernst Young, IBM, Itaú Unibanco, Magazine Luiza, Odebrecht, Sebrae-SP, Senac-SP e Serasa Experian. As cinco práticas que se destacaram foram: Alfaparf, C&C, Eaton, Hospital Albert Einstein e Natura.