APAE Jaguariúna recebe investimento da CPFL para iniciativas de eficiência energética
APAE de Jaguariúna foi beneficiada com um investimento de R$ 265 mil aplicado em ações de eficiência energética
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Jaguariúna foi contemplada com um investimento de R$ 265 mil da CPFL Santa Cruz, destinado à implementação de ações de eficiência energética. Com esse valor, a instituição substituiu a iluminação interna de suas unidades por lâmpadas LED e instalou um sistema fotovoltaico com capacidade de 42,30 kWp em uma de suas sedes.
Essas melhorias visam reduzir os custos da APAE com energia elétrica, permitindo uma economia anual de aproximadamente 67 MWh, o que equivale ao consumo mensal de cerca de 30 residências em Jaguariúna. A troca de lâmpadas e a geração de energia solar promove uma redução significativa no contato com a luz da instituição.
Segundo Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, as lâmpadas LED são até 80% mais econômicas e têm uma durabilidade três vezes maior em comparação com as lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Além disso, a energia gerada pela usina solar é limpa e renovável. Essas iniciativas permitem que a APAE direcione os recursos economizados para outras áreas prioritárias.
O projeto também traz benefícios ambientais, evitando a emissão de 2,57 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 15 árvores. João Carlos Felício Domingues, presidente da APAE de Jaguariúna, destaca a importância da redução dos custos com energia elétrica, que permite à instituição investir em melhorias na infraestrutura e aumentar a qualidade dos serviços prestados aos seus atendidos.
A faz iniciativa parte do Programa de Eficiência Energética da CPFL Santa Cruz, aprovada pela Chamada de Projeto Prioritário de Eficiência Energética 2023 da Aneel, e está alinhada ao plano ESG 2030 do Grupo CPFL Energia, que busca promover operações mais sustentáveis e reduzir o impacto ambiental .
A APAE Jaguariúna, fundada em 1989, atende 104 pessoas com necessidades especiais, oferecendo serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, entre outros, além de programas pedagógicos e socioeducativos.