APAES da região de Pindamonhangaba recebem doação de 164 cadeiras de rodas
Na manhã da última quinta-feira (17), foi realizada, na sede da APAE de Pindamonhangaba, a cerimônia de entrega das cadeiras de rodas doadas pelo grupo humanitário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O projeto contou com o apoio da FEAPAES-SP na organização das APAES e levantamento das necessidades dos assistidos.
Gilberto Bonini, representante da igreja, discursou antes da entrega e comentou sobre o projeto do grupo humanitário, que disponibiliza mais de três mil cadeiras para instituições filantrópicas por ano. Gilberto ainda declarou que projetos como esse são financiados pelos próprios membros da igreja.
No total, 164 cadeiras foram doadas para 22 APAES da região de Pindamonhangaba. Entre as instituições contempladas estavam Mogi Mirim, Jaguariúna, Guaratinguetá e Mogi das Cruzes.
Dr. Ubiali, deputado federal e presidente da Federação das APAES, estava presente na cerimônia e, visivelmente contente com mais uma conquista do movimento apaeano, destacou a valorização do trabalho voluntário, e a importância de se atender uma necessidade específica dos assistidos. “A cadeira de rodas é a forma que essas pessoas têm de se locomover, portanto eu fico muito feliz que isso tenha acontecido, que seja um exemplo”, declarou.
Giovana, diretora da APAE de Pindamonhangaba, apontou a importância do espírito de solidariedade e agradeceu ao grupo humanitário pelo apoio. “Quando a gente tem uma entidade que tem esse olhar voltado para esse tipo de atendimento e até com o cuidado, de traçar um perfil do tipo de cadeira que ia ser distribuída de acordo com aspectos físicos, necessidades, idade, e tipos de problemas apresentados pra ser feita a adequação da cadeira, é muito admirável e importante”, comentou.
Para receber as cadeiras, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais das instituições beneficiadas participaram de uma qualificação técnica em Bauru. O objetivo do treinamento foi esclarecer algumas questões para o desenvolvimento do trabalho e propor uma atualização curricular diante das novas normas da OMS (Organização Mundial da Saúde). O curso contou com a presença de 240 profissionais de diversas APAES do Estado de São Paulo.
Nesta primeira etapa da parceria da FEAPAES-SP com a Igreja serão doadas mais de 800 cadeiras para os alunos das instituições, que serão distribuídas em cinco núcleos (Olímpia, São Joaquim da Barra, Itararé, Pindamonhangaba e Lençóis Paulistas).