Congresso Estadual das APAES fechou com chave de ouro ciclos regionais
A Federação das APAES do Estado de São Paulo – FEAPAES/SP, promoveu entre os dias 24 e 26 de agosto, no Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia / SP, o VII Congresso Estadual, com o tema: “Transformação, Capacitação e Sustentabilidade”. E no dia 26, paralelo ao Congresso, aconteceu o II Fórum de Autodefensores. O objetivo do evento foi proporcionar o aperfeiçoamento dos profissionais, visando a melhoria contínua dos serviços prestados pelas APAES do Estado de São Paulo, que atendem aproximadamente 60 mil pessoas diretamente e 180 mil indiretamente, visto que são atendidas as pessoas com deficiência e suas famílias.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades e pessoas ligadas ao Movimento Apaeano, entre elas o presidente da APAE de Águas de Lindóia, Eduardo Altomani, o vice-prefeito de Águas de Lindóia, João Orru, o deputado estadual Itamar Borges (PMDB), o deputado estadual Ed Thomas (PSB), que na ocasião, representou o presidente da Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo, Cauê Macris (PSDB), o secretário estadual de turismo, Laércio Benko e representando o governador, Geraldo Alckmin e o vice-governador, Márcio França, Marco Aurélio Ubiali, que também é conselheiro consultivo da FEAPAES/SP.
Além das presenças das autoridades, o público pode presenciar duas apresentações preparadas pela APAE de Águas de Lindóia. A primeira exibição foi inspirada na clássica dança do filme Dirty Dancing, com a música The time of um life. Na sequência, os usuários realizaram uma performance ao som da música de Roberto Carlos, “Ele é o bom”.
Capacitação e aprendizado
O evento foi marcado por palestras de peso, temas relevantes e em alguns momentos pela emoção. Em seu discurso de abertura, a presidente da Federação, Cristiany de Castro, destacou a importância do trabalho das APAES. “Nós estamos há mais de 60 anos, transformando vidas, trazendo melhoria na qualidade de vidas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e eu tenho certeza, que cada um de vocês que aqui está, está por algum motivo, está porque tem uma missão, nenhum de nós está aqui sem um proposito”, afirma a presidente.
Nos três dias de eventos, várias palestras aconteceram de maneira simultânea, com temas que abrangeram as quatro áreas de atuação das APAES: saúde, assistência social, educação e gestão. Dentro dos temas apresentados está: o exercício da atividade social e atividade econômica no âmbito das organizações da sociedade civil, diagnóstico de deficiência intelectual e transtorno do espectro autista de acordo com DSC-5, classificação internacional de funcionalidades, o sentido do trabalho para a pessoa com deficiência intelectual, lei brasileira de inclusão, a relevância da participação social e do programa de autodefensoria: no protagonismo, entre outras.