Convênio da Educação é tema de reunião da FEAPAES-SP em São Paulo
Cumprindo a missão de representar o movimento apaeano nos organismos estaduais, a FEAPAES-SP se reuniu na última terça-feira (24) com profissionais da Secretaria Estadual da Educação, em São Paulo. O encontro tratou do convênio da educação das APAES com a Secretaria, que atualmente beneficia mais de 20 mil alunos com deficiência intelectual e autismo de 258 APAES do Estado.
Agendada a pedido da Federação, a reunião teve como objetivo tratar da manutenção da parceria e buscar viabilidade para o reajuste do valor do per capita, que não é atualizado desde 2014. Conforme levantamento realizado pela Federação, algumas APAES estão dando contrapartida superior a 40%.
Outros tópicos abordados no encontro foram a ampliação da parceria para atendimento a um número maior de autistas e a necessidade de aumento do número de vagas nas escolas de educação especial. "A limitação numérica imposta pela Secretaria tem inviabilizado atendimentos. Existem APAES com fila de espera e atendendo alunos sem convênio", explicou Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP.
O grupo formado por membros da diretoria, profissionais e coordenadores da Federação pediu ainda a revisão de procedimentos previstos no documento orientador publicado no Boletim CGEB nº 128 e a continuidade da parceria existente com a Secretaria, nos termos da Lei nº 13.019, visto que as APAES são especializadas no atendimento a alunos com deficiência.