FEAPAES-SP firma parceria com o Projeto Guri
Objetivando a inclusão de pessoas com deficiência em projetos musicais, a Federação das APAES do Estado de São Paulo firmou uma parceria com a Associação Amigos do Projeto Guri.
O termo de parceria visa a realização de oficinas de sensibilização, capacitação e assessoria técnica nas questões e práticas em inclusão de pessoas com deficiência no projeto.
O Guri está presente em 316 municípios e atende, atualmente, mais de 45 mil crianças e adolescentes com idade entre seis e 18 anos nos polos regionais e entre 12 a 21 anos nos polos da Fundação Casa, sendo considerado o maior programa sociocultural brasileiro.
O projeto oferece, de forma totalmente gratuita, cursos de iniciação de teoria musical, coral e instrumentos como cordas friccionadas, cordas dedilhadas, teclados, sopros e percussão.
“A união com a FEAPAES tem a finalidade de trocar conhecimentos, práticas e materiais, incluindo as pessoas com deficiência intelectual e múltipla nos polos do projeto e beneficiando-as com a educação musical e prática coletiva da música”, explica Dr. Ubiali, presidente da Federação.
A parceria ainda garante o assessoramento dos profissionais que acompanharão os alunos com deficiência, estes que passarão por uma capacitação para início do projeto.
Os instrumentos musicais utilizados no projeto serão adequados e adaptados para o uso e aprendizado das crianças e adolescentes com deficiência, de acordo com suas necessidades, que serão estudadas e analisadas individualmente pelas equipes técnicas.