APAE Taubaté e o uso do Método de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA)

APAE Taubaté e o uso do Método de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA)
APAE Taubaté e o uso do Método de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA)
APAE Taubaté e o uso do Método de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA)
APAE Taubaté e o uso do Método de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA)
APAE Taubaté e o uso do Método de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA)
APAE Taubaté e o uso do Método de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA)
APAE Taubaté e o uso do Método de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA)
APAE Taubaté e o uso do Método de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA)

A APAE de Taubaté inclui em sua grade de habilidades e estratégias o Método de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA), visando proporcionar um melhor atendimento aos alunos não verbais e/ou com limitações na fala. Dessa forma, os meios alternativos de comunicação tornam-se ferramentas fundamentais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Todos os profissionais da instituição foram capacitados para planejar, implementar, acompanhar e avaliar os recursos da CAA em todo o ambiente escolar, clínico e residencial, além de adquirir novas habilidades e metodologias teóricas e práticas para implementar a Comunicação Alternativa Aumentativa como método de ensino-aprendizagem. Isso é feito para atender às demandas educacionais e clínicas existentes no âmbito institucional.

A execução deste método requer a participação e o comprometimento de todos os envolvidos: instituição de ensino, profissionais, estudantes e família. Trata-se de um trabalho exclusivo para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com deficiência, respeitando a individualidade de cada educando. Através da Comunicação Alternativa Aumentativa, eles podem transmitir seus pensamentos, sensações, opiniões e emoções, garantindo que a mensagem seja compreendida pelo receptor de forma ampla.

A parceria e a comunicação entre todos os participantes desse processo tornam os atendimentos integrados e facilitam o aprimoramento. Dar voz aos educandos por meio da CAA e disponibilizar recursos, ações e estratégias para serem trabalhadas e vivenciadas, com o intuito de favorecer a troca de conhecimentos e aprendizagens entre professor/aluno e os demais envolvidos, é imprescindível para um processo de aprendizagem com resultado qualitativo e eficaz para ambas as partes em todos os âmbitos.