Projeto "Escola Empresa" realizado na APAE de Mogi das Cruzes simula vivência empresarial para os estudantes

A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos alunos a experiência do dia a dia de uma empresa dentro da escola.

Projeto "Escola Empresa" realizado na APAE de Mogi das Cruzes simula vivência empresarial para os estudantes
A ideia surgiu da necessidade de introduzir os alunos do socioeducacional ao mercado de trabalho, proporcionando a eles um entendimento prático das responsabilidades profissionais.
Projeto "Escola Empresa" realizado na APAE de Mogi das Cruzes simula vivência empresarial para os estudantes
Projeto "Escola Empresa" realizado na APAE de Mogi das Cruzes simula vivência empresarial para os estudantes

A APAE de Mogi das Cruzes está desenvolvendo um novo projeto com a turma do socioeducacional do mercado de trabalho, o "Escola Empresa". Coordenado pelas professoras Flávia Marques de Paula e Sueli José Marques, a iniciativa tem como objetivo proporcionar aos alunos a experiência do dia a dia de uma empresa dentro da escola. As atividades consistem em entrevistar um “cliente” e entender suas necessidades e dificuldades. A partir dessas informações, eles criam produtos adaptados, por meio de um processo completo de pesquisa e desenvolvimento.

Divididos em equipes de pintura, separação de materiais e fiscalização de qualidade, a iniciativa teve início na última semana. As estações de trabalho foram montadas na sala de aula, transformando-a em uma grande oficina criativa. Segundo a professora Flávia Marques, os alunos demonstraram bastante comprometimento e responsabilidade ao realizarem as ações propostas. “A experiência permitiu que eles sentissem a satisfação de realizar um bom trabalho e ver a felicidade de seus “clientes”, comenta. 

A ideia surgiu da necessidade de introduzir os alunos do socioeducacional ao mercado de trabalho, proporcionando a eles um entendimento prático das responsabilidades profissionais. “Achamos interessante que eles compreendam a responsabilidade de entregar um produto de qualidade. Queremos que eles tenham o compromisso de chegar no horário e trabalhar a empatia, colocando-se no lugar do outro para criar algo que supra suas necessidades”, explica a professora.  

Buscando garantir um aprendizado completo, a abordagem também incluiu uma vivência onde os estudantes experimentaram as dificuldades enfrentadas pelos cadeirantes, como digitar com uma mobilidade reduzida, por exemplo. Além disso, a iniciativa visa a sustentabilidade reutilizando materiais em todas as atividades.

O projeto, que prevê duração de seis meses com atividades quinzenais, irá continuar o ciclo de produção e entrega, escolhendo novos clientes e estudando suas necessidades.