APAE de José Bonifácio realiza o programa emprego apoiado

No mês de setembro, pela campanha Setembro Verde, a APAE de José Bonifácio recebeu lojas e empresas, que através de palestras e dinâmicas, puderam conhecer o Programa ‘Emprego Apoiado’. Esta campanha resultou na contratação de dois assistidos pelo Supermercado Proença

SETEMBRO VERDE - EMPREGO APOIADO - APAE DE JOSÉ BONIFÁCIO
1 / 1

1. SETEMBRO VERDE - EMPREGO APOIADO - APAE DE JOSÉ BONIFÁCIO

O Setembro Verde é uma campanha dedicada a dar mais visibilidade à inclusão das pessoas com deficiência (PcD), tornando a nossa sociedade cada vez mais plural. Visa reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão social que possibilita dar a todas as pessoas os mesmos direitos e oportunidades.

Reforça também a mudança de comportamento da sociedade, para evitar o CAPACITISMO, uma expressão pouco conhecida, que representa discriminação e preconceito contra pessoas com deficiência. Age de maneira capacitista quem considera as pessoas com deficiência como inferiores, incapazes e ignora as suas necessidades.

No mês de setembro, a APAE de José Bonifácio recebeu lojas e empresas, que por meio de palestras e dinâmicas, puderam conhecer o Programa ‘Emprego Apoiado’. Esta campanha resultou na contratação de dois assistidos pelo Supermercado Proença.

 Sobre o programa emprego apoiado

A APAE de José Bonifácio, iniciou em 2023 o Projeto "emprego apoiado".

A metodologia do Emprego Apoiado visa à inclusão no mercado competitivo de trabalho de pessoas com deficiência (PcD), e a mesma analisa o potencial, o perfil das pessoas a fim de compará-las com as vagas e necessidades de trabalho de uma empresa, tendo como propósito identificar determinada vaga que beneficie os dois lados. A contratação de um profissional com deficiência contribuirá de maneira positiva para o desempenho da organização de sua empresa, além de exercer a cidadania, humanização e contribuição para a eliminação de preconceitos, ajudando a melhorar a acessibilidade e uma imagem positiva diante da sociedade.

Fundamentação Legal

Segundo o art. 34 da lei n.º 13.146/2015, a pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, a condições justas e favoráveis de trabalho, incluindo igual remuneração por trabalho de igual valor.

 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de José Bonifácio – “APAE”, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC-entidades de direito privado e fins públicos), sem fins lucrativos, cuja finalidade é atender pessoas com deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro autista e/ou múltipla e seus familiares, promovendo, principalmente, sua integração à vida comunitária. Atualmente atende 120 pessoas (crianças, adolescentes e adultos) e suas famílias, provenientes de nossa cidade e dos municípios de Ubarana, Planalto, Nipoã, Zacarias, Adolfo e Mendonça, que recebem atendimento: escolar, psicológico, fonoaudiológico, fisioterapêutico, de terapia ocupacional, nutricional, psiquiátrico, pediátrico e assistência social.