V Encontro Estadual de Gestores de Comunicação São Paulo pelo Direito de Expressão Comunicação
V Encontro Estadual de Gestores de Comunicação
São Paulo pelo Direito de Expressão
Comunicação Digital na Sociedade Inclusiva
INSCRIÇÕES ATÉ DIA 30/10
No dia 11 de novembro, das 9h às 12h30, acontecerá no Centro de Convenções Rebouças, localizado na Avenida Rebouças, 600, o V Encontro Estadual de Gestores de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo. Nesta edição, a temática será "Comunicação Digital na Sociedade Inclusiva", com o objetivo de apresentar aos profissionais, estudantes e gestores públicos e privados informações atualizadas sobre ferramentas de acessibilidade para uma comunicação inclusiva efetiva.
Na ocasião, serão apresentados recursos que facilitem a comunicação entre a rede e as pessoas com deficiência e haverá uma discussão sobre o comportamento nas mídias sociais, para que os conteúdos disponibilizados nas plataformas digitais estejam acessíveis às pessoas com deficiência. A abertura contará com a presença da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.
O Encontro abordará os temas "Audiodescrição nas Mídias Digitais - Imagens em Palavras", "Abordagem Inclusiva na Comunicação Digital", "A Comunicação nas Rádios a Serviço da População com Deficiência" e "Dicas de Comportamento nas Mídias Digitais - O Respeito ao Usuário com Deficiência".
Para conferir a programação completa e se inscrever gratuitamente, acesse o site http://egecom.sedpcd.sp.gov.br/.
As vagas são limitadas e as inscrições até 30 de outubro.
CONFIRA RESUMO DA PROGRAMAÇÃO:
- Audiodescrição nas Mídias Digitais e Abordagem Inclusiva na Comunicação Digital
A apresentação será proferida por Lívia Maria de Mello Motta, uma das primeiras audiodescritoras brasileiras, professora doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC. O painel tem o objetivo de conscientizar os comunicadores a tornarem acessíveis os conteúdos veiculados na rede às pessoas com deficiência visual. A audiodescrição é um recurso para que as pessoas com deficiência visual possam acessar informações dos meios de comunicação, seja por meio de mídias digitais, televisão, cinema, e até mesmo eventos, espetáculos de dança e artes visuais.
- Abordagem Inclusiva na Comunicação Digital
Tema será conduzido pela repórter da TV Globo, Flávia Cintra, que irá exemplificar de que forma a comunicação digital pode ser utilizada como instrumento de inclusão. A repórter se tornou tetraplégica aos 18 anos após sofrer um acidente de carro e atualmente é também coordenadora de programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
- A Comunicação nas Rádios a Serviço da População com Deficiência
O tema será exposto por Marcus Aurélio de Carvalho, âncora do programa radiofônico diário - Todas as Vozes - Empresa Brasil de Comunicação (EBC), coordenador executivo da União e Inclusão em Redes e Rádio (Unirr) e ex-diretor da Rádio Globo. O palestrante tem baixa visão e apresentará como as rádios precisaram se ampliar e expandir para comunicar de outras maneiras, em tempos de mídias digitais. A presença de web rádios permite que as pessoas produzam seus conteúdos e se expressem, de uma forma que nenhuma outra plataforma possibilitaria. Cada vez mais os conteúdos em áudio alcançam grande parcela da população com dificuldade de acesso a informações visuais. O palestrante mostrará um pouco de suas experiências como radialista e também abordará esse e outros temas relacionados a era digital no rádio.
- Dicas de Comportamento nas Mídias Digitais - O Respeito ao Usuário com Deficiência
O tema será exposto pela jornalista e gestora de Comunicação Institucional, Maria Isabel da Silva. Na oportunidade, a comunicadora abordará as diferenças e peculiaridades das mídias digitais para ampliação de alcance de público. Autora do livro "LBI na Prática – a Lei Brasileira de Inclusão na vida cotidiana das pessoas com deficiência", a jornalista apresentará terminologia inclusiva e formas de comunicação acessível, com base na legislação atual, bem como dicas de produção de conteúdo acessível a todos. A palestra discutirá elementos sobre comportamento em mídias digitais, para que os conteúdos disponibilizados nas plataformas digitais respeitem as pessoas com deficiência.
Para inscrição gratuita, acesse o site http://egecom.sedpcd.sp.gov.br
Últimos dias. Vagas limitadas.
Curta e compartilhe #inclusãoSP
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Governo do Estado de São Paulo
Facebook e Twitter: #InclusãoSP
www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br