Abertura solene do Setembro Verde é realizada em grande solenidade na cidade de São Paulo
Foi realizada dia 31/08, no Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na cidade de São Paulo, a abertura oficial da campanha Setembro Verde. O evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas entre convidados, APAEs, pessoas com deficiências e autoridades.
Dentre as autoridades presentes destacamos: Dika Vidal – Secretária Adjunta Municipal da Pessoa com Deficiência, representando o Prefeito de São Paulo Sr. Ricardo Nunes e Marcos da Costa – Secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo e representante oficial do Governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Outras presenças de destaque foram Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPES-SP; Sérgio Prodocimo, 2º. Diretor financeiro da Federação Nacional das Apaes, representante oficial da mesma e presidente da Apae de Campinas; Nivaldo Donizete Miguel, presidente da APAE de Valinhos; Emanoel de Almeida Filho, presidente da Federação estadual do Pará; Rita Leal – autodefensora estadual da FEAPAES/SP; Wellington Clementino – autodefensor estadual da FEAPAES/SP.
A solenidade de abertura contou com uma programação especial e a presença de pessoas com deficiência tanto no palco como na plateia. Logo no início a recepção dos convidados foi realizada de uma forma lúdica e alegre pela Cia Plataforma de Artes de São Paulo. Iniciado o cerimonial, foi exibido um belíssimo vídeo contando a história da campanha com registros ao longo destes 8 anos e em seguida, todos os presentes foram convidados a executar o hino nacional (em libras). Feita a composição solene da mesa com as autoridades e diretorias, adentrou-se a bandeira oficial do Setembro Verde trazida pelos autodefensores estaduais Rita e Wellington e acompanhada de uma empolgante apresentação da Fanfarra dos usuários da APAE de Porto Feliz.
Dando sequência ao evento, Jéssica Mendes ministrou a palestra magna. Ela que é colaboradora na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, ativista e palestrante em prol da inclusão social das pessoas com deficiência, autora do livro de fotografias “ASAS E FLORES”, uma das idealizadoras e criadoras de um coletivo nacional de autodefensoria do qual participou de 2016 a 2023, agente de promoção da acessibilidade, integrante do Conselho consultivo da Escola de Gente - Comunicação em Inclusão e validadora de textos em linguagem simples. Para o evento, ela abordou em sua palestra o tema: “Educação Inclusiva: Uma ponte para o Mundo do Trabalho”.
Após a palestra, mais uma emocionante apresentação artística de dança, desta vez, com os alunos da APAE de Santa Bárbara D’oeste enriqueceram ainda mais a programação.
Uma importante roda de conversa foi realizada no evento, visando o espaço de diálogo que visa a troca de experiência dos convidados. Compuseram o debate: João Vitor Paiva, primeiro aluno com síndrome de Down da PUC-GO e atualmente uma das maiores referências da síndrome de Down na internet; Rita de Cassia Leal – autodefensora estadual: mandato 2021/2023; Wellington Clementino – autodefensor estadual: mandato 2021/2023; Daiane Sanetti – autodefensora estadual eleita para o mandato 2024/2026; Elidielson Fonseca – autodefensor estadual eleito para o mandato 2024/2026 e a mediadora Patrícia Meneguim – Coordenadora Estadual de Defesa de Direitos e Mobilização Social.
“A luta das pessoas com deficiência é um marco nacional e é importante que nós, enquanto gestores estaduais responsáveis pelo aprimoramento e implantação de políticas públicas para este público, reforcemos a história. A Lei Brasileira de Inclusão foi um grande avanço e a nossa gestão se apoia em seus eixos, com foco nas articulações do poder público com entidades e sociedade civil para ouvir as demandas e necessidades das pessoas com todos os tipos de deficiência, e transformá-las em programas e ações em todo o Estado de São Paulo”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
O mês oficial da inclusão da pessoa com deficiência iniciou-se em 2015 na APAE de Valinhos e foi instituída pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP), com objetivo de tornar o mês de setembro, referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência. Durante todo o mês de setembro diversas ações de mobilizações serão realizadas nas cidades das 308 APAEs do estado de São Paulo.
O calendário de atividades sugeridas para entidades, bem como as peças de divulgação foram apresentados na solenidade de abertura por Lucas Almeida, Gerente Geral e as colaboradoras do setor de comunicação da FEAPAES-SP, Sabrina Sperandir e Patrícia Souza.
O presidente da APAE Valinhos, Nivaldo Donizete Miguel, “A campanha do setembro verde visa sensibilizar a população da importância da inclusão social da pessoa com deficiência. Esta ideia foi idealizada pela APAE de Valinhos em 2015 com objetivo de tornar o mês de setembro, referência na luta pelos direitos da inclusão social da pessoa com deficiência. ”
A campanha é lançada com o anseio de sucesso na realização das ações e principalmente a mobilização e engajamento das pessoas em relação a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
“A campanha Setembro Verde nasceu para conscientizar a população sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiências e mostrar que eles, assim como qualquer ser humano, têm o direito de ocupar todos os espaços. Realizamos esta solenidade para destacar a importância de eventos assim, para fortalecer a defesa de direitos da pessoa com deficiência.”, finaliza e comemora a abertura da campanha, Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP.