2ª Jornada da Assistência Social é marcada por público expressivo e eleição dos autodefensores.
A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) realizou nos dias 22 e 23 de agosto, no Hotel Golden Park - Sorocaba (SP), a 2ª Jornada da Assistência Social. O evento possibilitou ao público de aproximadamente 500 pessoas, um momento de capacitação e troca de saberes sobre a Política de Assistência Social e a importância da participação social das pessoas com deficiência e suas famílias.
A II Jornada Estadual da Assistência Social, teve como principal objetivo, fortalecer os serviços socioassistenciais ofertados pelas 308 APAEs, além de buscar contribuir na capacitação de profissionais e com o Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
O evento deu início com seu protocolo compondo a mesa oficial com representantes da diretoria FEAPAES-SP, coordenadores estaduais e representantes do CRESS-SP. Em seguida, uma empolgante apresentação de capoeira foi realizada pelos alunos da APAE de Sorocaba, abrilhantando ainda mais o início deste importante evento.
O tema já jornada em 2023 foi: A Assistência Social enquanto Proteção Social à Pessoa com Deficiência e suas Famílias. No primeiro dia do evento, 22, forma realizada palestras com Regis Spíndola sobre A Assistência Social enquanto Proteção Social e os serviços socioassistencias para pessoas com deficiência e suas famílias, Clarice Gomes Diniz sobre As APAEs enquanto entidades de assistência social e a certificação junto ao CEBAS e Moira Sampaio abordando A importância da Autodefensoria e Família nas APAEs.
A coordenadora da família da federação, Sirlene Rodrigues de Almeida – Sissa, presente no evento, destaca: “Para nós, a jornada é uma grande conquista que dá lugar de fala para os atendidos e principalmente para as famílias. A junção de técnicos com as famílias, se torna uma potência na luta pelos diretos da pessoa com deficiência. ”
Já no segundo dia, aconteceu dentro da programação da jornada, o 1º Fórum da Família. Este fórum teve como objetivo, contribuir nos trabalhos realizados pelas APAEs no empoderamento, protagonismo e autonomia, além de buscar fomentar a importância da participação das famílias no Movimento Apaeano para que assim fortifique-se a defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência onde foram realizadas várias atividades práticas, debates.
Outro ponto de destaque foi a realização do II Fórum Estadual de Autogestão e Autodefensoria com o tema “Deficientes sim, incapazes não!”. Nele estiveram presente os atuais autodefensores Wellington Clementino de Oliveira e Rita de Cássia Leal que acompanharam a apresentação dos novos candidatos e posteriormente a eleição dos novos atuodefensores que exercerão o pleito de 2024 a 2026, que foram: Daiane Ap. Sanetti do conselho regional vale do Ribeira e Elidielson Fonseca do conselho Verde Sudoeste Paulista e como suplentes: Bianca Campos do conselho regional da Alta Mogiana e Ewandro Maike da Silva do conselho do Vale do Ribeira.
Em ambos os fóruns do segundo dia, família e autogestão e autodefensoria, foram redigidas 2 cartas estaduais. Documento este composto exclusivamente com os pontos levantados participantes. Estes documentos seguiram para a coordenação nacional que será os apresentou no Congresso Nacional das APAES, evento realizado pela FENAPES no mês de novembro.
Tina Assunção, coordenadora de Assistência Social da Federação, cita uma importante questão sobre o evento “Esperamos contar sempre com a participação de todas as APAES do estado, pois as APAEs são Entidades de Assistência Social e esta Jornada contribui e contribuirá na qualificação dos serviços ofertados” Conclui.
Para a presidente da FEAPAES-SP, Vera Lucia Ferreira, o evento trata-se de um momento único de capacitação e troca de experiência. “A jornada buscar abordar temas relevantes no que tange o contexto da assistência social nas APAES e nas demais instituições. Trata-se de uma importante ferramenta para o aprimoramento do conhecimento dos profissionais e também das famílias. É extremamente importante que os profissionais se atualizem por meio de capacitações como está e tantas outras que a federação realiza”, explica.