Ampliação da Sala Multissensorial da APAE Araras
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Araras realizou a ampliação da sala multissensorial. O espaço tem por objetivo ser um ambiente acolhedor, onde se possa modular os estímulos, através de música, sons, luz, toque e aromas. Os resultados promissores durante as intervenções, permitem a pessoas neurodiversas desenvolver competências cognitivas, comunicativas, sociais, motoras e educacionais.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Araras realizou a ampliação da sala multissensorial, a ampliação proveio de convênio com a 1ª Vara Federal de Limeira–SP através do edital n.º 1/2023 - LIME-01V, possibilitando a aquisição de novos recursos.
Durante muito tempo o tratamento de pessoas com deficiência no desenvolvimento neurológico foi muito limitado, sem elementos que pudessem orientar e organizar como estas pessoas percebem o mundo que as rodeia.
A sala multissensorial tem por objetivo ser um ambiente acolhedor, onde se possa modular os estímulos, mediante música, sons, luz, toque e aromas. Ofertando uma alternativa para pessoas com alterações sensoriais, que precisam de estímulo para desenvolver ou aprimorar as habilidades perceptivas, facilitando práticas pedagógicas e terapêuticas.
Com este complemento, a sala está equipada com recursos que estimulam os cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar, além de dois sentidos “ocultos” que são a propriocepção (capacidade de sentir onde seu corpo e membros estão posicionados no espaço), e o senso de equilíbrio (percepção de equilíbrio e orientação espacial).
Os profissionais que atuam na APAE Araras, como pedagogos, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros fazem o uso da sala de forma individual ou combinada adaptando os recursos conforme os objetivos do atendimento, seja para estimular, relaxar, educar ou divertir o usuário, recebendo crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Na rotina da APAE Araras este ambiente tem apresentado resultados promissores durante as intervenções, pois vem permitindo a pessoas neurodiversas estarem mais confortáveis, organizadas, interpretando as sensações e respondendo apropriadamente aos estímulos, auxiliando no manejo da ansiedade, estresse, agressividade, hiperatividade, medo e também nas competências cognitivas, comunicativas, sociais, motoras e educacionais.