Após pedido da FEAPAES-SP, Secretaria da Educação aumenta porcentagem para despesas administrativas
Após sucessivos contatos da FEAPAES-SP, a Secretaria Estadual da Educação autorizou que as APAES utilizem até 10% do convênio para o pagamento de despesas administrativas. A liberação foi concretizada na última semana, através de ofício do secretário Herman Voorwald à presidente da Federação, Cristiany de Castro.
De acordo com a Secretaria são consideradas despesas administrativas apenas os seguintes itens: água, luz, telefone, produtos de higiene e limpeza. O aumento da alíquota foi autorizado mediante a diminuição do percentual dos recursos utilizados com o pagamento de salário dos profissionais pedagógicos. O valor total do convênio será mantido e as APAES que tiverem dúvidas devem entrar em contato com a Diretoria de Ensino da região.
Com o objetivo de buscar o melhor entendimento entre as APAES e a Secretaria, a Federação está em contato com a pasta desde o mês de fevereiro. Buscando uma solução para o caso, a FEAPAES-SP se reuniu com o secretário Herman no dia 19 de fevereiro, em São Paulo. No dia 25 do mesmo mês a coordenadora estadual de Educação, Carmem Cestari entregou ofício sobre o caso, em mãos, para o governador Geraldo Alckmin, durante visita à Franca.
Ainda sobre o tema, no dia 10 de março a FEAPAES-SP solicitou apoio da Frente Parlamentar em Defesa das APAES. No dia 13 de maio, membros da Diretoria Executiva e Conselhos de Administração da FEAPAES-SP se reuniram com o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald. No mês seguinte, a gestora da Federação, Fernanda Gomes, se reuniu com o coordenador de relações institucionais José Afonso Carrijo e o assessor Benê Mascarenhas, que informaram que o pedido estava tramitando favoravelmente.
Ofício - FEAPAES-SP 224
http://feapaesp.org.br/material_download/261_224.pdf
Ofício - Secretaria da Educação
http://feapaesp.org.br/material_download/262_Oficio%20376%20Sec%20Educacao.pdf