Caravana da Inclusão desembarcou em Franca nesta sexta-feira

Caravana da Inclusão desembarcou em Franca nesta sexta-feira

Evento convida gestores públicos, entidades e sociedade civil a ações em prol da Pessoa com Deficiência


Diversas autoridades, entidades e sociedade civil participam da 6ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, encontro que acontece desde o início da manhã de hoje, no auditório do Senai, em Franca/SP. O evento é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo). Com intuito de conscientizar as comunidades, a Caravana irá percorrer 13 municípios no ano de 2015. Franca, cidade onde acontece o encontro de hoje, é o quarto município a receber esta ação.

Na abertura do evento, o secretário adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato falou sobre a importância da Caravana para a inclusão da PcD. “O objetivo da Caravana é, desde o seu início em 2010, incentivar a criação de estâncias que atuem em prol da pessoa com deficiência através de gestores públicos municipais”, explica Cid.

Neste ano, a Caravana tem como tema principal o Combate à Violência contra a Pessoa com Deficiência. Sebastião Misiara, presidente da UVESP, destaca a atuação conjunta tanto no combate à violência, quanto na ação de prevenção. “Essas pessoas precisam de nosso apoio. A Caravana envolve governo, entidades e sociedade civil justamente para que saiamos daqui determinamos a fazer uma sociedade melhor e mais inclusiva”, argumenta Misiara.

Na parte da manhã, além da mesa de abertura houveram apresentações de música e moda. Neste último, alunos da APAE de Franca realizaram um desfile de moda inclusiva, convidando os participantes a outro ponto de vista.

No período da tarde, a Caravana deu espaço ao Encontro Regional sobre Violência contra Pessoa com Deficiência, em que psicólogos e especialistas palestraram.