FEAPAES-SP defende parceria direta com a Secretaria de Saúde do Estado
Nesta quinta-feira, 3 de outubro, o movimento apaeano estadual ganhou destaque em um encontro significativo entre a FEAPAES-SP e a Secretaria de Saúde. Eleuses Paiva, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, foi representado por Glalco Cyriaco, Coordenador de Serviços da Saúde, acompanhado por Lígia Soares, Coordenadora da Rede de Reabilitação, e Silvany Cruvinel, Coordenadora de Planejamento de Saúde (CPS). A FEAPAES-SP foi representada pela presidente Dra. Cristiany de Castro, e também estiveram presentes Eliete Travaini, coordenadora estadual de saúde da FEAPAES-SP; Marcos da Costa, secretário da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência; Nilza Ribeiro Fernandes Afonso, presidente da APAE de São Vicente; e Igor Roberto Nascimento da Silva, colaborador da APAE de São Vicente.
A FEAPAES/SP, que representa 308 APAEs e atende cerca de 70 mil pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtornos do espectro autista, apresentou propostas inovadoras para aprimorar os atendimentos na área da saúde. Durante o encontro, os representantes destacaram os objetivos da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde da Pessoa com Deficiência, conforme estabelecido na Portaria GM/MS N° 1.526, de 11 de outubro de 2023. Essa política visa promover e proteger a saúde das pessoas com deficiência, assegurando acesso ao cuidado integral no Sistema Único de Saúde (SUS) e colaborando com outras ações intersetoriais para melhorar a qualidade de vida e a inclusão social.
Dados relevantes foram compartilhados pela equipe da FEAPAES/SP, revelando que 247 das 308 APAEs estão ativamente atendendo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), totalizando 9.644 atendidos. Além disso, 19 APAEs estão habilitadas como Centros Especializados em Reabilitação (CER). A reunião também abordou as ações do SUS direcionadas à saúde das pessoas com deficiência, ressaltando a necessidade de apoio financeiro e estratégico para os Centros Especializados em Reabilitação. Esses dados evidenciam o trabalho crescente das APAEs em promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.
Ao final do encontro, a FEAPAES/SP reforçou a importância do diálogo contínuo para garantir os direitos das pessoas com deficiência e solicitou a participação da Federação em grupos técnicos para discutir questões relacionadas ao atendimento de saúde para pessoas com deficiência intelectual, especialmente transtorno do espectro autista. Além disso, o pedido da formalização de parcerias diretas entre o governo do Estado e as APAES, visando melhorar o atendimento às pessoas com TEA.
O evento foi um passo importante na busca por mais inclusão e melhores condições de atendimento para todos.