Projeto "Chamas da Inclusão" da APAE de Itanhaém
Projeto “Chamas da Inclusão” visa proporcionar valiosas lições de segurança, prevenção de acidentes e afogamento.
Fevereiro marcou o início de um projeto colaborativo liderado pela diretora da entidade, voluntária, bombeira civil e mãe de um das atendidas, Heloisa em parceria com o voluntário bombeiro militar cabo Simões, visando proporcionar aos usuários valiosas lições de segurança, prevenção de acidentes e afogamento.
Participando de atividades conduzidas pelos bombeiros voluntários e as educadoras sociais, os participantes terão a oportunidade não apenas de adquirir conhecimentos essenciais, mas também de desenvolverem habilidades práticas que podem ser vitais em emergências. Os usuários serão instruídos sobre como agir em casos de incêndio e a importância de contatar os serviços de emergência quando necessário. O objetivo central dessas atividades é “educar para prevenir”.
O comprometimento e o entusiasmo demonstrados durante as atividades refletem não apenas sua seriedade, mas também o reconhecimento da importância de adquirir habilidades fundamentais para a segurança pessoal e coletiva.
"As atividades são adaptadas de acordo com as dificuldades de cada usuário sendo respeitados os limites e as habilidades de cada um, tornando as atividades inclusivas e prazerosas, das quais todos participaram com satisfação, muito entusiasmo e responsabilidade." Ressalta a coordenadora de projetos da entidade, Débora Nóbrega.