A APAE de Andradina na busca por um ambiente inclusivo tem investido na implementação de salas de atendimento terapêutico. Atualmente conta com três salas especializadas para melhor atender os usuários: Sala de Integração Sensorial, Pediasuit e de Estimulação Precoce. Esses espaços foram projetados para fornecer intervenções terapêuticas específicas que visam melhorar e desenvolver habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e sociais em crianças com diversas necessidades, desde atrasos no desenvolvimento até condições neurológicas complexas.
A Sala de Integração Sensorial visa integrar, processar e organizar as informações do corpo e do ambiente, através da interação entre os sistemas sensoriais (tátil, vestibular, proprioceptivo, auditivo, visual e interoceptivo) com atividades lúdicas e participação ativa da criança, aumentando assim a habilidade desta em processar informações e responder apropriadamente aos estímulos. Equipada com materiais como almofadas, piscina de bolinha, trampolim, tirolesa e balanços, com a orientação de profissionais especializados, os atendimentos são projetados para atender as necessidades específicas do usuário. São atendidos usuários que apresentam Transtorno do Processamento Sensorial – TPS.
O Projeto Pediasuit destina-se ao tratamento de pessoas com distúrbios neurológicos, atrasos do desenvolvimento motor, paralisia cerebral, síndromes genéticas, Transtorno do Espectro Autista – TEA e demais patologias e desordens motoras. Nessa técnica é utilizado o PediaSuit, um macacão terapêutico ortopédico macio e dinâmico, que cria uma unidade de suporte para alinhar o corpo o mais próximo possível. É um tratamento intensivo, que visa potencializar uma aquisição mais rápida e eficaz de competências, num menor espaço de tempo, que por meio de um programa convencional seriam muito mais demoradas. O Pediasuit não apenas visa melhorar as habilidades motoras das crianças, mas também tem o potencial de impactar positivamente sua qualidade de vida.
E o terceiro e mais recente projeto implantado é a Sala de Estimulação Precoce. Atendendo desde março de 2024, a sala conta com materiais sensoriais, tubo de bolhas, piscina de bolinhas de LED, fibra óptica, brinquedos educativos, áreas de atividade motora e espaços interativos, a sala proporciona um ambiente estimulante e seguro para explorar e aprender. É um espaço especialmente projetado para oferecer uma variedade de estímulos sensoriais, motores e cognitivos, muito importantes na primeira infância, que promovem o desenvolvimento infantil. Investir na estimulação precoce não apenas beneficia as crianças em seu desenvolvimento imediato, mas também tem um impacto positivo a longo prazo em sua qualidade de vida e independência. Ao investir desde os primeiros anos, a APAE está ajudando a construir uma base sólida para um futuro mais promissor para crianças com necessidades especiais.
A implementação dessas salas requer planejamento e recursos adequados, incluindo espaço físico adequado, equipamentos específicos para cada tipo de terapia e profissionais qualificados, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e outros especialistas.
Desta forma, a APAE desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão e no apoio às pessoas com deficiência e suas famílias, e a implementação de salas de atendimento terapêutico é uma parte essencial desse trabalho.