Veja resultado das pesquisas realizadas com APAES e o prazo para responder sobre o movimento apaeano
Uma das formas mais eficientes que as empresas e organizações possuem para medir a satisfação dos seus clientes é por meio da realização de pesquisas. O objetivo é que a partir dos resultados, os produtos e serviços sejam aprimorados. Tendo como política da qualidade realizar ações de assessoramento, defesa e garantia de direitos, visando a melhoria contínua dos serviços prestado pelas APAES, a FEAPAES-SP mensurou o resultado de três pesquisas realizadas: Pesquisa de Satisfação 2016, Organização do Festival Estadual Nossa Arte e Captação de Recursos através da Nota Fiscal Paulista, sendo essa última importante no que diz respeito a realização da defesa dos direitos das APAES.
A Pesquisa de Satisfação 2016 foi feita a partir de um método inovador, o NPS (Net Promoter Score), que tem como objetivo realizar a mensuração do grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de empresa ou organização. Sua ampla utilização se deve a simplicidade, flexibilidade e confiabilidade da metodologia. Nesse contexto, a pesquisa apontou que quatro áreas da Federação estão na zona de aperfeiçoamento: assessoramento, jurídico, qualidade e ouvidoria. O departamento de comunicação ficou dentro da zona de qualidade, assim como a satisfação geral quanto aos serviços oferecidos pela FEAPAES.
Já a pesquisa sobre a Organização do Festival Nossa Arte foi respondida apenas pelas APAES participantes e teve como finalidade levantar os pontos relevantes da organização do Festival para a melhoria contínua no que diz respeito a organização do evento. Das APAES que responderam, 56% consideraram excelente a estrutura do evento e 73% também aprovaram o show de abertura com nota máxima.
A pesquisa sobre a Captação de Recursos através da Nota Fiscal Paulista, que tinha como intuito levantar a quantidade de APAES que fazem uso do programa e qual o impacto dessa arrecadação no orçamento total da instituição apontou que 93% das APAES têm até 20% dos seus recursos captados por esse meio. “Essas pesquisas são extremamentes importantes, pois são elas que proporcionam subsídios para a FEAPAES trabalhar em prol dos direitos das APAES, ou seja, fortalece a defesa dos direitos realizada pela Federação frente às APAES e seus atendidos”, destaca Fernanda Gomes, superintendente da FEAPAES-SP.
Pesquisa sobre movimento apaeano
E com o intuito de fomentar e aperfeiçoar cada vez mais os serviço prestados às APAES do estado de São Paulo, a FEAPAES está realizando a pesquisa “Movimento Apaeano do Estado de São Paulo”, até o dia 22 de julho, a fim de produzir um estudo sobre os resultados sociais do movimento apaeano do estado e lutar por melhores resultados nas parcerias com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, bem como para a realização da defesa da não suspensão da isenção da cota patronal e da captação de recursos por meio do Programa Nota Fiscal Paulista.
Das 305 APAES do Estado, apenas 26 responderam a pesquisa. Para colaborar na busca por esses dados, , a APAE deve entrar no acesso restrito no site da FEAPAES, preencher CNPJ e senha e clicar em “responder pesquisa”.