APAE Batatais realiza projeto de Acuidade Visual
A expectativa é que 2.500 pessoas sejam atendidas até dezembro de 2024.
A APAE Batatais iniciou em janeiro deste ano o projeto “Triagem de Acuidade Visual”. O objetivo dessa ação é identificar alterações visuais em pessoas atendidas pela instituição, uma vez que o direito de atendimento prioritário da pessoa com deficiência é garantido pela Lei 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e pela Lei 10.048/2000, regulamentada pelo Decreto 5.296/2004, que estabelece prioridades de atendimento.
Crianças do 1º e 2° ano do Ensino Fundamental, matriculadas nas oito escolas da Rede de Ensino do município elencadas no projeto também são foco da triagem ao considerar ainda o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA que, em seu art. 4º diz: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.” Nesse contexto, a faixa etária do projeto foi pensada devido à fase de alfabetização que influencia diretamente o aproveitamento escolar e, consequentemente, a socialização das crianças.
O trabalho tem a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Batatais sendo a triagem realizada em dois ambientes de acordo com cada público: na própria escola e na sede da APAE Batatais. Após concluída a ação, aqueles que necessitam de avaliação oftalmológica são encaminhados ao consultório do Dr. Carlos Leandro Reis Lopes, onde o oftalmologista detecta, por meio de testes e exames, a necessidade do uso de óculos, cirurgia, entre outras questões relacionadas à baixa visão.
De acordo com a Coordenadora de Saúde da APAE Batatais, Laila Azevedo, quando o assunto é saúde a prioridade é a prevenção. “O carro chefe da saúde tem que ser prevenir, porque muitas coisas podem e devem ser prevenidas. Quando a gente identifica mais cedo, a gente consegue corrigir, reabilitar, motivar e estabelecer uma qualidade de vida muito melhor”, afirma Laila.
Desde o início desse projeto, das 433 pessoas que participaram da triagem e da avaliação oftalmológica, 171 foram diagnosticadas e, dentre essas, 32 já receberam seus óculos. A APAE Batatais tem como expectativa o atendimento de 2.500 pessoas até o encerramento do projeto que está previsto para setembro deste ano.