APAES do Estado de São Paulo farão mobilização no próximo dia 23

APAES do Estado de São Paulo farão mobilização no próximo dia 23

Movimento tem como objetivo reivindicar a manutenção do Convênio da Educação que beneficia mais de 20 mil alunos com deficiência intelectual e autismo do estado

 

No próximo dia 23, quarta-feira, diversas APAES do Estado de São Paulo estarão reunidas na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). A mobilização terá início às 14h e pretende reivindicar e sensibilizar as autoridades do Governo do Estado para a manutenção do Convênio da Educação firmado entre a Secretaria de Estado da Educação e as APAES paulistas. Atualmente, a parceria beneficia mais de 20 mil alunos com deficiência intelectual e autismo, de 258 APAEs do território estadual.

 

Cumprindo a missão de representar as APAES perante os organismos estaduais, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) segue mobilizada para atender aos anseios de todas as suas 305 APAES filiadas.

 

Desde o segundo semestre de 2015 até o momento, a Federação realizou cerca de 21 reuniões com o Secretário da Educação, José Renato Nalini e demais representantes envolvidos. Todos os encontros foram realizados com o intuito de aperfeiçoar alguns pontos da parceria e reivindicar o aumento do valor per capita, que não é atualizado desde 2014. Além do recurso financeiro, a Federação busca a flexibilização dos requisitos técnicos deste convênio. “Formação de salas, contratação de profissionais, dentre outros itens, causam um ônus desproporcional para as nossas filiadas, chegando a uma contra partida financeira de mais de 50%”, explica Drª Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP.

 

Sendo a representante das APAES frente a essa discussão, Drª Cristiany contou com apoio de diversos deputados estaduais como, Cauê Macris, Célia Leão, Celso Nascimento, Ed Thomas, Fernando Cury, e federais como Capitão Augusto, dentre outras autoridades.

 

Levando em consideração o prazo avançado para a definição do Convênio de 2017, e que existe um cenário preocupante frente à inflação, a Federação está atendendo a solicitação das APAES sobre a necessidade da mobilização, a fim de reforçar o pedido à Secretaria, levando em consideração que o convênio tem importância singular para toda a rede e que sem o mesmo, as APAES do Estado não terão condições econômicas de manterem seus serviços.