Federação das APAEs de São Paulo inicia sua histórica participação na Conferência da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência
Presença no Ministério das Relações Exteriores onde foi realizada a reunião com toda a delegação que compõe a comitiva brasileira.
A data de hoje marca o início da participação memorável da Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) na 17ª edição da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP) das Nações Unidas. Sob a liderança da Dra. Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP, a entidade se destaca dentre as cinco selecionadas em todo país, para integrar a delegação brasileira.
A comitiva da Federação, composta pela Dra. Cristiany de Castro, pelo procurador jurídico Dr. Paulo Vieira e acompanhados pelo presidente da FENAPAES-SP, Prof. Jarbas Feldner, já está presente no prédio da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, pronta para contribuir ativamente nos debates e discussões que moldarão as políticas globais em relação aos direitos das pessoas com deficiência.
O evento tem início hoje, segunda-feira (10), com um fórum dedicado à sociedade civil, que reunirá membros do ministério, legislativo e diversas organizações da sociedade civil que compõem a delegação brasileira. Na terça-feira (11), a abertura oficial do evento marcará o pontapé inicial para uma série de atividades, incluindo a eleição do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e debates sobre questões fundamentais, além do lançamento da Plataforma de Compromissos para a Cúpula Global sobre Deficiência 2025.
Nos dias 12 e 13 de junho, a delegação brasileira participará ativamente de três mesas redondas temáticas: "Cooperação internacional para promover inovações e transferências tecnológicas"; "Pessoas com deficiência em situações de risco e emergências humanitárias"; e "Cooperação internacional para promover inovações e transferências tecnológicas".
A inclusão da Federação das APAEs do Estado de São Paulo na delegação brasileira é resultado de um processo seletivo cuidadoso, que reconheceu a significativa contribuição da entidade para a representação brasileira na COSP/CDPD. Tal feito sem precedentes evidencia o compromisso contínuo da FEAPAES/SP com a promoção dos direitos humanos e da igualdade, reforçando seu papel fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa para todos.