III Festival de Voleibol Adaptado da APAE de Mogi das Cruzes celebra a força da inclusão por meio do esporte
O Festival também desempenhou um papel importante como etapa classificatória para as Olimpíadas Especiais das APAEs
Na última terça-feira (29/04), a APAE de Mogi das Cruzes promoveu a terceira edição do Festival de Voleibol Adaptado, reunindo cerca de 150 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes. Realizado no Ginásio Poliesportivo Prof. José Carlos Miller da Silveira (Tuta), no bairro Mogilar, o evento foi marcado por integração, superação e espírito esportivo, com a participação de oito unidades da APAE e duas instituições convidadas.
A ação faz parte do calendário oficial do Conselho Regional do Alto Tietê e Litoral Norte e tem como principal objetivo estimular a convivência e o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais por meio da prática esportiva. “Mais do que competir, esta iniciativa é uma oportunidade para cada participante mostrar seu potencial. Cada jogo é uma vitória sobre limites e preconceitos”, afirmou Ana Paula Nogaroto, diretora pedagógica da APAE de Mogi das Cruzes.
Após uma série de partidas emocionantes, as APAEs de São Sebastião, Poá e Mogi das Cruzes conquistaram os três primeiros lugares. Também estiveram em quadra as unidades de Arujá, Suzano, Jacareí, Caraguatatuba e Itaquaquecetuba, além do Paradesporto de Mogi das Cruzes e do Centro de Convivência de Suzano.
A equipe anfitriã foi acompanhada pelos professores de Educação Física, Érika dos Santos, Tom Camilo e Hebert Freitas, com o apoio da coordenadora pedagógica Alexandra Medeiros. “Esses momentos são fundamentais. O esporte transforma, promove o desenvolvimento psicossocial e motor. Ver os participantes em quadra é testemunhar a elevação da autoestima e da autonomia dos alunos”, destacou Tom.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Educação, e recebeu o suporte de empresas locais, como a EC Contabilidade e a Usiferro Costa e Silva.
O Festival também desempenhou um papel importante como etapa classificatória para as Olimpíadas Especiais das APAEs. Organizado pela Federação das APAEs (FEAPAEs) do Estado de São Paulo, o evento está agendado para acontecer entre julho e agosto.