Parceria com título de capitalização contribui para atendimento de APAES do Vale do Paraíba
Recurso foi utilizado no atendimento às pessoas com deficiência, melhoria da infraestrutura e pagamento de funcionários, entre outros benefícios
Além de proporcionar o amplo assessoramento da FEAPAES-SP e a realização de cursos de capacitação e atualização para profissionais das APAES, os títulos de capitalização VALE CAP também geram benefícios diretos para as APAES da região do Vale do Paraíba.
Ao adquirir os títulos da VALE CAP, emitidos pela Invest S/A, o comprador concorre a prêmios e cede 100% do direito de resgate à FEAPAES-SP. Uma porcentagem deste valor é repassada diretamente às APAES da região, outra para o assessoramento prestado pela Federação para as filiadas (entre eles, Equipe da Qualidade e Ouvidoria) e para a promoção de palestras, cursos e eventos.
Atualmente, 14 APAES recebem o repasse: Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cunha, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Roseira, São José dos Campos e Taubaté. O valor varia de acordo com o número de assistidos pelas APAES e começou a ser repassado em julho, referente ao crédito de junho.
A APAE de Campo do Jordão, que atende 114 pessoas por mês, utiliza o recurso para complementar a renda da entidade e arcar com o pagamento de profissionais especializados, entre eles assistente social, psicóloga, fisioterapeutas, nutricionista e cuidador. A organização realiza os atendimentos às pessoas com deficiência de forma individualizada e em grupo pela equipe multidisciplinar. Os profissionais trabalham Atividades de Vida Prática e de Vida Diária, além de dinâmicas, sempre estimulando o exercício da independência, socialização e desenvolvimento de habilidades.
Pequenas melhorias que fazem uma grande diferença. Com essa ideia a APAE de Caraguatatuba utilizou a verba da parceria com o VALE CAP para implantar diversos benefícios na entidade, que atende 129 pessoas. A organização comprou um carro térmico com seis cubas para o refeitório dos alunos, um toldo de policarbonato para os assistidos não tomarem chuva no acesso à Quadra de Esportes, uma estante para organizar obras de arte feitas pelos usuários e um data show. Com o recurso ainda foi possível instalar calhas na instituição e espelhos nos bebedouros, contribuindo para a higienização dos assistidos.
Atendendo 248 usuários por mês, a APAE de Guaratinguetá utiliza o recurso proveniente do VALE CAP para o pagamento da equipe clínica. De acordo com a instituição, a verba contribuiu para a inclusão social e ampliação dos serviços prestados às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla.
A JAM - APAE de Jacareí aplicou o recurso do VALE CAP na melhoria da infraestrutura do prédio. Foram pintadas todas as áreas internas da organização (aproximadamente 300m²), os pisos das salas de aula foram trocados e 11 ventiladores de teto foram renovados, entre outras atividades.
Na APAE de Lorena, que atende 186 pessoas, o valor recebido pelo VALE CAP foi utilizado para custear despesas como manutenção e reforma do prédio, equipamentos tecnológicos, manutenção de veículos e móveis. Dentre as melhorias estão: pintura interna e externa do prédio, sala de computação e bancada em MDF na Sala de Oficina.
Com 205 pessoas atendidas nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde, a APAE de Pindamonhangaba utilizou o recurso da parceria em três projetos: Cão Terapia (pintura, colocação de portas e janelas, acabamento da rede elétrica e hidráulica), Autismo – Impacto Positivo (treino de interação social, comportamento verbal dos assistidos; capacitação dos profissionais e adaptação do espaço físico) e Reestruturação e adaptação para melhorar o atendimento (manutenção de funcionários da entidade e planejamento para reestruturar e adaptar os recursos financeiros).