17ª Conferência da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Inicia com Debate sobre Implementação da Convenção
Presidente Dra. Cristiany de Castro ressaltou os principais pontos discutidos no dia de hoje que iniciaram a programação oficial da conferência.
Realizada hoje, em Nova Iorque, a abertura oficial da 17ª edição da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP) das Nações Unidas, com uma programação repleta de discussões cruciais focada nas pessoas com deficiência.
Presidida pelo Embaixador Tarek Ladeb, Presidente da Conferência (Tunísia), a sessão começou com a aprovação da ordem do dia e a organização do trabalho. Destacaram-se os discursos de autoridades como Sra. Amina J. Mohammed, Secretária-Geral Adjunta da ONU, e Ele Sr. Dennis Francis, Presidente da Assembleia Geral, além de representantes da sociedade civil e da juventude.
Um ponto de destaque foi a eleição dos membros da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, seguida por debates sobre a implementação da Convenção. E com imensa alegria, destacamos que deputada Mara Gabrilli foi reeleita como representante do Brasil no Comitê da ONU: "Estou muito feliz e grata por ser reeleita perita independente no Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. É mais um importante mandato que se inicia em 2025. É também mais uma conquista carregada de esforço e amor. Minha gratidão a todos os envolvidos nessa missão! Nossa vitória foi em 1° turno e concorremos com outros 12 candidatos. Obtivemos 140 votos dentre os 186 países que participaram da eleição. Assim como no mandato anterior, faremos um trabalho de muito comprometimento, trazendo para o nosso país o que foi bem-sucedido lá fora e levando para outros países as conquistas que já tivemos por aqui." Destaca Mara Gabrilli.
As discussões continuram na tarde de hoje, com a continuação do debate geral e a eleição dos membros da Comissão, presididos novamente pelo Embaixador Tarek Ladeb. Este evento de grande importância mundial destaca o compromisso global em promover os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência.
Conferência da ONU destaca Urgência na Promoção da Inclusão das Pessoas com Deficiência
Na programação de hoje, durante a 17ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP), foi relembrada a adoção da convenção pela ONU em 13 de dezembro de 2006, com a participação de 191 estados partes.
O evento trouxe à tona os desafios e as barreiras socioeconômicas enfrentadas por cerca de 300 milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo. Destacou-se a urgência em fortalecer esforços para garantir sua plena participação na sociedade.
A presidenta do Comitê para Pessoas com Deficiência ressaltou a importância de abordar questões de gênero e os impactos das tragédias climáticas sobre as PCDs, além da necessidade de acesso a tecnologias acessíveis e respeito à vida íntima e familiar.
A discussão incluiu também a importância do enfoque interseccional para abordar as questões enfrentadas pelas PCDs, como os desafios enfrentados por pessoas surdocegas. A conferência enfatizou o compromisso com um futuro mais inclusivo, destacando a importância de superar as barreiras físicas e emocionais para alcançar a verdadeira inclusão.
A campanha do Egito para eliminar o estigma em relação às pessoas com deficiência foi citada como um exemplo inspirador de esforços para promover a inclusão e a sustentabilidade.