Educadoras promovem inclusão e fomentam a criatividade dos alunos por meio de atividades lúdicas na APAE de Mogi das Cruzes
Com a temática “A Dona Aranha”, a abordagem abrange diversas áreas do conhecimento e habilidades, incluindo musicalização, teatro e contação de histórias.
Cinco educadoras, do período da manhã, da APAE de Mogi das Cruzes estão implementando uma nova atividade com seus alunos das turmas de DMU (Deficientes Múltiplos). A iniciativa, que começou no dia 10 e segue até o dia 21 de fevereiro, visa estimular a imaginação das crianças e respeitar as diferenças, utilizando o brincar de forma lúdica e imaginativa para incentivar suas criatividades.
Com a temática “A Dona Aranha”, a abordagem abrange diversas áreas do conhecimento e habilidades, incluindo musicalização, teatro e contação de histórias. "Buscamos sempre proporcionar às crianças uma experiência enriquecedora e divertida. Ações como estas são essenciais para o crescimento integral dos nossos atendidos", afirma a coordenadora pedagógica Andréa Cristina de Almeida.
As atividades contam com a confecção da “Dona Aranha” com materiais recicláveis, criação de um livro sensorial e dramatizações para desenvolver a comunicação. “Nossa intenção não é apenas trabalhar a coordenação motora e a interação social, mas também fortalecer a capacidade de cada criança de imaginar e criar. É uma forma de aprender brincando, respeitando as diferenças e promovendo a sustentabilidade", explica Andreia Ribeiro, uma das professoras do projeto.
A iniciativa também está sendo desenvolvida pelas educadoras Janaina Cândido, Cristina Guimarães, Patrícia Bispo e Natália Santana dos Santos. Ao final, os estudantes apresentarão os resultados obtidos, promovendo a socialização, a integração e a demonstração de suas habilidades criativas em um ambiente inclusivo e estimulante.