FEAPAES/SP realiza reuniões em Itirapina e Ribeirão Bonito
Objetivo da Federação é assessorar e orientar as APAES para a realização de um trabalho de excelência
No dia 14 de setembro, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP) realizou reuniões em Itirapina e Ribeirão Bonito. As visitas tiveram como objetivo compreender o cenário atual de cada APAE e fornecer orientações para um melhor funcionamento.
Itirapina
A reunião em Itirapina teve o intuito de orientar os interessados sobre a reabertura da APAE na cidade. Na ocasião esteve presente a diretora provisória da entidade local, autoridades, pais, membros da comunidade, a superintendente da FEAPAES/SP, Fernanda Gomes e o advogado da FEAPAES/SP, Thales Araújo.
Foi apresentado pela Federação o histórico do Movimento Apaeano, o estatuto das APAES e da FEAPAES/SP, logo após foi realizada uma roda de conversa para os demais presentes fazerem apontamentos e tirarem dúvidas.
De acordo com o departamento jurídico da FEAPAES/SP, um grupo de moradores solicitou junto a justiça autorização para que uma diretoria provisória assumisse e que assim fosse viabilizada a reabertura da unidade. “A abertura de uma APAE é constituída primeiramente por um grupo de pais e pessoas com interesses comuns, e agora nós temos esse grupo, o que torna possível prover as orientações necessárias para que a mesma volte a atender pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com toda a excelência da marca APAE”, explica Thales Araújo.
Ribeirão Bonito
Já em Ribeirão Bonito a visita teve como objetivo assessorar a APAE local na área da gestão e sanar dúvidas relacionadas a Lei 13.019/14, conhecida como Marco Regulatório do Terceiro Setor. A lei entrou em vigou para os municípios em janeiro de 2017 e apresenta diversas mudanças na parceria entre o Poder Público e as Organizações através de chamamento público, tema que gera muitas dúvidas.