Primeiro Congresso Regional reuni mais de 70 profissionais das APAES

Primeiro Congresso Regional reuni mais de 70 profissionais das APAES

Nesta terça-feira (21) a FEAPAES-SP promoveu o primeiro Congresso Regional, às 8h em Tupã, onde reuniu profissionais das áreas da educação, assistência social, saúde e gestão de mais de 20 APAES das regiões de Tupã e Martinópolis.

 

Para capacitar os mais de 70 congressistas, o evento contou com uma equipe de palestrantes de renome, iniciando o congresso com o advogado Dr. Adriano Melo, especialista em terceiro setor que abordou a Lei 13.019/2014. “É muito importante palestras sobre a lei, como ela entrou em vigor é preciso sempre nos inteirarmos para gerir bem nossa APAE. Estou no movimento há 16 anos e busco sempre estar informada, para também passar as informações para a diretoria”, disse Nair Nakamura Sakuma, da área de gestão da APAE de Pompeia. 

 

Logo após, o Dr. Marco Aurélio Ubiali na área da saúde, palestrou sobre o Desenvolvimento Neurológico – “O olhar da APAE”. “Esse tipo de capacitação é muito importante, nós já trabalhamos com a parte de triagem das crianças e gestante, em parceria com o centro de saúde, mas quanto mais informação melhor”. afirmou Andressa Claudia Perond, enfermeira da APAE de Lucélia.

 

A tarde foi a vez de Patrícia Lessi, especialista em educação especial da APAE de Jaboticabal, falou sobre a temática: Educação – Planejamento Curricular. “Eu levo daqui muito aprendizado, muito conhecimento e muita busca porque está tendo muita mudança, principalmente na educação com o novo convênio da educação”, comentou Alexandra Figueira de Moraes, coordenadora pedagógica da APAE de Regente Feijó.

 

Na área de  assistência social, Moira Sampaio Rocha, Terapeuta Ocupacional,  encerrou o congresso discutindo sobre a Autodefensoria, Vandressa Aparecida de Giuli, assistente social da APAE de Tupã disse admirar a Moira e que ela sempre traz muita bagagem. “ O processo de autodefensoria é no dia a dia, aprendemos com eles todos os dias, é um passo lento, mas que soma muito, o congresso faz toda a diferença, aprendemos muito e agora é colocar em prática e fazer valer os direitos das pessoas com deficiência para que sua qualidade de vida melhore”, finalizou Vandressa.

 

O evento foi muito elogiado pelos congressistas, desde a qualidade dos palestrantes até a hospitalidade da APAE de Tupã. Franciele Gomes da Pena Temporim, diretora pedagógica da APAE de Adamantina frisou a relevância dos congressos em 11 regiões. “É muito importante esses encontros que a Federação está proporcionando, pelo que eu vi no calendário serão vários, e serão basicamente iguais, e eu achei importante para unificar, para as 305 trabalharem corretamente e igualmente, assim falaremos todas a mesma língua”, afirmou Franciele.

 

“O Congresso ser em Tupã foi muito bom e como estou entrando na administração esse ano, ter o congresso aqui foi uma experiência muito válida e gratificante. O conhecimento que a Federação trouxe foi ótimo, mostrou a melhor forma para trabalharmos e para nós, anfitriões, foi excelente, uma troca de informações entre APAES de diversas cidades”, elencou o novo presidente da APAE de Tupã, Wilson Quiles Junior, mais conhecido como Quilão.