Brasileiro que nasceu com cabeça virada para baixo vira exemplo pelo mundo
Quando Claudio Vieira de Oliveira nasceu, os médicos indicaram para sua mãe que era melhor deixar o bebê morrer. Ele havia nascido com o pescoço dobrado para si mesmo, cabeça virada para baixo, pernas atrofiadas e sem movimento nos braços. Maria José, a mãe, não seguiu as indicações médicas e 37 anos depois seu filho virou exemplo mundial.
Superando todas as graves deficiências com as quais nasceu, Claudio tem mais de 1,4 mil seguidores no Facebook, todos interessados em sua história de vida. Histórias essas que foram reproduzidas internacionalmente através de matéria no diário britânico Mirror.
"Aprendi a ligar a televisão, pegar meu celular, ligar o rádio, usar a internet no meu computador... Não gosto de depender totalmente dos outros. E eu não vejo as coisas de cabeça para baixo. Cada vez mais está mais fácil de lidar com o público", contou o brasileiro ao diário.
A doença de Claudio é conhecida como artrogripose múltipla congênita (AMC) e requer todos os cuidados e adaptações possíveis. Por conta de sua história de superação, ele dá palestras pelo país e, hoje, se considera "uma pessoa normal".